Os ministros de Relações Exteriores da União Européia aprovaram nesta segunda-feira um acordo que permite aos Estados Unidos ter acesso a uma série de informações pessoais de passageiros de vôos transatlânticos, incluindo orientação sexual, política e religiosa.
Pelos termos do novo acordo, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos terá acesso a endereço, número de cartão de crédito, situação de saúde, eventual associação a sindicatos e origem étnica de todos os passageiros que queiram entrar no país provenientes da Europa, além de eventuais pedidos de refeição especial feitos às companhias aéreas.
As informações são fornecidas pelos próprios viajantes ao fazer as reservas.
O comissário europeu de Justiça e Segurança, Franco Frattini, assegurou que dados considerados "delicados" --como orientação sexual, política e religiosa-- serão "filtrados" pelos órgãos de segurança americanos e utilizadas "excepcionalmente em casos de ameaça à vida".
A matéria completa está na BBC Brasil - Aqui.
É o fim da picada, viu? Que vergonha. O mundo inteiro de joelhos pra neurose ianque. :(
Posted by: Mary | 07/24/2007 at 01:48
bah, é só todo mundo se declarar hetero, e pronto.
fura o esquema, deixa de diferenciar qualquer um.
palhaçada por palhaçada.
Posted by: Bia Badaud | 08/01/2007 at 13:27
E eu que sempre achei engraçadíssimo aquele questionário que os candidatos a visto para entrar nos EUA têm que responder, com um monte de perguntas esdrúxulas do tipo: Você pertence a alguma organização terrorista? É ou foi membro do partido nazista? Até aí a preocupação é pertinente, mas convenhamos, só existe uma resposta possível, certo? E por que cargas d'água interessa a companhias aéreas e às polícias de fronteira a orientação sexual ou a dieta dos viajantes? Será que a CIA detectou a atividade de alguma organização terrorista gay que pretende tornar o homossexualismo obrigatório no mundo inteiro? Ou de algum grupo fundamentalista hetero? Os vegetarianos estão planejando algum ataque massivo e sincronizado a todos os Macdonalds? Os carnívoros vão lançar agente laranja nas plantações de alface? Bricadeiras à parte, esse é um ataque muito sério a direitos fundamentais da pessoa. Estranho a União Européia ter aderido, porque ela está questionando o Google por guardar, pelo prazo de 2 anos, informações sobre buscas feitas pelos usuários. Tanto em um caso como em outro, não há justificativa plausível para invadir a privacidade das pessoas.
Posted by: Beatriz | 08/08/2007 at 11:45
Eu realmente não vejo onde está a justificativa para um questionário deste tipo, mas o fato é que a Europa aceitou a maluquice ianque.
Fico pensando no que aconteceria com alguém que respondesse: sou macumbeiro, pansexual e crudívoro
Posted by: Maura | 08/08/2007 at 19:10