Este site compara as fotos das propagandas com o que é servido na vida real.
« March 2007 | Main | May 2007 »
Este site compara as fotos das propagandas com o que é servido na vida real.
Posted on 04/30/2007 | Permalink | Comments (1)
Já escolheu a sua? Aqui.
Posted on 04/27/2007 | Permalink | Comments (0)
Posted on 04/27/2007 | Permalink | Comments (0)
O susto com a pressão alta trouxe uma alteração radical na minha alimentação e a busca por pratos e refeições saudáveis. Nada da palavra "dieta". Esta foi banida da minha vida, por causa de todas as conotações desagradáveis que traz. Sem falar da culpa, que anda de mãos dadas com ela. Basta alguém entrar em uma dieta para - subitamente - sentir vontade de comer tudo o que não pode.
Resolvi seguir à risca alguns preceitos de saúde básicos. Água, litros de água. Cortei definitivamente o açúcar e os carboidratos "vazios" da lista. Não substituí o açúcar por adoçantes artificiais porque não há quem me convença de que eles não são extremamente maléficos (aliás, recomendo o documentário "Sweet Misery", que fala sobre isso). Aumentei (muito!) o volume de legumes e vegetais nas refeições. Mas nada de ficar comendo aquela pobreza de saladinhas horrososas com meio alface (detesto alface!) e um tomate.
Para dizer a verdade, desde que comecei a prestar atenção no que como, comecei a comer muito melhor do que antes. Sim, eu admito que ajuda muito o fato de trabalhar em casa, adorar cozinhar e revirar livros e sites em busca de receitas e descobertas interessantes. Mas trata-se de saúde gente, e mesmo quem trabalha fora pode aprender a não passar fome e comer muito bem. Basta prestar atenção ao que se põe no prato.
Portanto, teremos uma seção nova no Diário de Lisboa - A Cozinha Saudável de Maura - e aviso que vou começar com uma receita suíça de-li-ci-o-sa.
Aguardem.
Posted on 04/23/2007 | Permalink | Comments (7)
Posted on 04/23/2007 | Permalink | Comments (4)
Já falei a respeito no passado. Está em algum ponto dos arquivos do Diário de Lisboa. Mas aqui está uma pequena cronologia das reformas ortográficas na língua portuguesa.
Posted on 04/20/2007 | Permalink | Comments (1)
A partir de janeiro de 2008, Brasil, Portugal e os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa — Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste — terão a ortografia unificada.
O português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol. A ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros. Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil, a mudança será bem menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada. Mas apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país.
Resumo da ópera - o que muda na ortografia em 2008:
- As paroxítonas terminadas em “o” duplo, por exemplo, não terão mais acento circunflexo. Ao invés de “abençôo”, “enjôo” ou “vôo”, os brasileiros terão que escrever “abençoo”, “enjoo” e “voo”.
- mudam-se as normas para o uso do hífen
- Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos “crer”, “dar”, “ler”, “ver” e seus decorrentes, ficando correta a grafia “creem”, “deem”, “leem” e “veem”.
- Criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como "louvámos" em oposição a "louvamos" e "amámos" em oposição a "amamos".
- O trema desaparece completamente. Estará correto escrever “linguiça”, “sequência”, “frequência” e “quinquênio” ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio.
- O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação de “k”, “w” e “y”.
- O acento deixará de ser usado para diferenciar “pára” (verbo) de “para” (preposição).
- Haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos “ei” e “oi” de palavras paroxítonas, como “assembléia”, “idéia”, “heróica” e “jibóia”. O certo será assembleia, ideia, heroica e jiboia.
- Em Portugal, desaparecem da língua escrita o “c” e o “p” nas palavras onde ele não é pronunciado, como em “acção”, “acto”, “adopção” e “baptismo”. O certo será ação, ato, adoção e batismo.
- Também em Portugal elimina-se o "h" inicial de algumas palavras, como em “húmido”, que passará a ser grafado como no Brasil: “úmido”.
- Portugal mantém o acento agudo no e e no o tônicos que antecedem m ou n, enquanto o Brasil continua a usar circunflexo nessas palavras: académico/acadêmico, génio/gênio, fenómeno/fenômeno, bónus/bônus.
Fontes: Revista Isto É, Folha de São Paulo e Agência Lusa
PS: Um artigo muito interessante a respeito pode ser lido aqui
Posted on 04/17/2007 | Permalink | Comments (14)
Posted on 04/13/2007 | Permalink | Comments (2)
A Bibliothèque Nationale de France, com a colaboração das bibliotecas nacionais da Hungria e de Portugal, lançou um site que permite a consulta às obras clássicas em seus arquivos e oferece livros, jornais e outros materiais impressos em diversos idiomas, todos cuidadosamente digitalizados. São mais de 12 mil documentos que vão de ciência à religião.
Aqui.
Posted on 04/11/2007 | Permalink | Comments (0)