Já falei a respeito no passado. Está em algum ponto dos arquivos do Diário de Lisboa. Mas aqui está uma pequena cronologia das reformas ortográficas na língua portuguesa.
- Em 1911, Portugal adotou a primeira reforma ortográfica
- Em 1931, foi aprovado o primeiro Acordo Ortográfico entre Brasil e Portugal por iniciativa da Academia Brasileira de Letras e a Academia das Ciências de Lisboa.
- Em 1943, foi adotada a primeira Convenção Ortográfica entre Brasil e Portugal.
- Em 1945, a Convenção Ortográfica Luso-Brasileira foi adotada em Portugal e não no Brasil.
- Em 1971, foi promulgada Lei, no Brasil, reduzindo com a simplificação as divergências ortográficas com Portugal.
- Em 1973, foi promulgada Lei, em Portugal, reduzindo as divergências ortográficas com o Brasil.
- Em 1975, a Academia das Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras elaboraram novo projeto de acordo que não foi aprovado oficialmente.
- Em 1986, realizou-se no Rio de Janeiro, o primeiro encontro da comunidades dos países de língua portuguesa, (CPLP), tendo a Academia Brasileira de Letras apresentado o Memorando Sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
- Em 1990, a Academia das Ciências de Lisboa convocou novo encontro juntando uma Nota Explicativa do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado por representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe estabelecendo que o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entraria em vigor em 1 de janeiro de 1994.
quantas línguas para uma boca só. vai dar dó de cabeça, mas tomara que vingue.
Posted by: dea | 04/23/2007 at 11:29