O susto com a pressão alta trouxe uma alteração radical na minha alimentação e a busca por pratos e refeições saudáveis. Nada da palavra "dieta". Esta foi banida da minha vida, por causa de todas as conotações desagradáveis que traz. Sem falar da culpa, que anda de mãos dadas com ela. Basta alguém entrar em uma dieta para - subitamente - sentir vontade de comer tudo o que não pode.
Resolvi seguir à risca alguns preceitos de saúde básicos. Água, litros de água. Cortei definitivamente o açúcar e os carboidratos "vazios" da lista. Não substituí o açúcar por adoçantes artificiais porque não há quem me convença de que eles não são extremamente maléficos (aliás, recomendo o documentário "Sweet Misery", que fala sobre isso). Aumentei (muito!) o volume de legumes e vegetais nas refeições. Mas nada de ficar comendo aquela pobreza de saladinhas horrososas com meio alface (detesto alface!) e um tomate.
Para dizer a verdade, desde que comecei a prestar atenção no que como, comecei a comer muito melhor do que antes. Sim, eu admito que ajuda muito o fato de trabalhar em casa, adorar cozinhar e revirar livros e sites em busca de receitas e descobertas interessantes. Mas trata-se de saúde gente, e mesmo quem trabalha fora pode aprender a não passar fome e comer muito bem. Basta prestar atenção ao que se põe no prato.
Portanto, teremos uma seção nova no Diário de Lisboa - A Cozinha Saudável de Maura - e aviso que vou começar com uma receita suíça de-li-ci-o-sa.
Aguardem.
oi amiga,
aguardando ansiosa suas receitas...
beijos
Posted by: angela | 04/24/2007 at 09:53
esse eh o caminho, Maura! beijoos,
Posted by: Fer Guimaraes Rosa | 04/24/2007 at 20:16
Também não uso adoçantes. Embora não pelos possíveis malefícios que possam trazer, mas mais pelo péssimo gosto que deixam nas "coisas" adoçadas. Uso açúcar mascavo e o adoçante da Stevia, que é um produto natural, ao que me consta, e não deixa o terrível gosto do Aspartame e afins. "Saluti e Salute". Pedro Carraro.
Posted by: Pedro Carraro | 04/25/2007 at 00:09
Oi Fer!
Agora só quero ver se consigo fotografar a comida tão bem como você... :-)
Beijão.
Posted by: Maura | 04/25/2007 at 07:50
Pedro,
Stévia é realmente a melhor opção porque é 100% natural. Quando uso, uso um chá das folhas. Uso também melado, vendido por um engenho daqui de Florianópolis.
Mas quando se compra o pó de stévia é preciso prestar MUITA atenção à embalagem. Muitas marcas vendem uma mistura de stévia e sacarina e isso arruína tudo. É sempre bom ficar de olho.
Abraço.
Posted by: Maura | 04/25/2007 at 07:59
É verdade. Neste mercado de produtos orgânicos, tem muita empulhação. Todo cuidado é pouco. Até +. Pedro Carraro.
Posted by: Pedro Carraro | 04/26/2007 at 11:46
Querida Maura: como bom homem mediterrânico e como de médicos e loucos, todos temos um pouco, eu te faço a apologia dos gaspachos, quanto a mim a melhor comida para o tempo quente. Um bom cozido à portuguesa para o Inverno, com poucas carnes gordas (toucinhos, enchidos, etc) mas muitos legumes: couves, batatas, arroz, feijão, cenouras e nabos. Uma boa sopa de espinafre e gão, para já não falar num grão cozido com bacalhau, regado com um fio de azeite de oliveira, e alho, cebola e salsa q.b.... E mais que de momento não me lembro, que tenho de fechar uma página do jornal....
Posted by: João | 05/01/2007 at 14:39