Assisti Marie Antoinette tentando desempatar meus sentimentos sobre a diretora. Gostei muito de Suicide Virgins, mas odiei Lost in Translation.
Pois bem, o filme é:
Visualmente muito bonito. Roupas, ambientes, cenografia maravilhosas. Versailles e seu esplendor. E a trilha sonora que alterna pop e barroco é muito interessante.
Mas...
Cenas looooongas demais. Imprecisões históricas aos montes. Diálogos ridículos. Personagens sem nenhuma profundidade.
E...
O trabalho de edição mais porco que eu já vi na última década. Tanto dinheiro gasto para filmar em Versailles e tanto descaso na montagem. O microfone aparece em mais de 10 cenas. A câmera chega a aparecer refletida em um dos espelhos. Reflexos da luz nas lentes da câmera em pelo menos 5 cenas panorâmicas. Em algumas cenas o volume da música impede ouvir os diálogos.
Em resumo...
Versão açucarada por versão açucarada, imprecisões por imprecisões, ainda fico com o filme de 1938, em P&B, com Tyrone Powell e Norma Shearer.
Críticas com as quais concordo. Aqui. Aqui.
***
The Queen
O filme poderia passar por um documentário. É delicado e ao mesmo tempo retalha como uma navalha os acontecimentos na família real britânica quando da morte de Diana. E mesmo expondo literalmente os podres de todo mundo, Stephen Frears consegue manter o controle e mostrar os dois lados - rainha x primeiro-ministro - com imparcialidade. O material nas mãos de um outro diretor poderia virar um dramalhão daqueles difíceis de engolir.
Agora, gostando ou não da família real britânica, vá ver o filme para aprender o que é o trabalho de uma atriz, com A maiúsculo. Helen Mirren em um desempenho excepcional. Está impecável como a Rainha Elizabeth II. Pequenas alterações na musculatura do rosto, um movimento sutil na posição corporal, uma cintilação nos olhos e a atriz vai expondo lentamente toda uma história, todo o conflito de uma mulher que é rainha há mais de 50 anos.
Brilhante, simplesmente brilhante.
PS: Fiquem de olho nas cenas em que aparecem labradores e um Land Rover. Há um lindo erro de continuidade escondido ali. :-)