My Photo

DISCLAIMER


  • A Chefe Suprema da Redação reserva-se o direito de eliminar todos os comentários que considerar ofensivos, mal-educados, inapropriados ou... simplesmente estúpidos. A Chefe Suprema da Redação é juíza e jurada e não reconhece nenhum direito de apelação. Os incomodados que vão cantar em outra freguesia.

« Mais uma patacoada do Vaticano | Main | Fátima Felgueiras - alguém ainda lembra dela? »

Comments

João A

Estamos mesmo a ser invadidos! Isto tem que parar!

Sophia

Depois da emigração massiva dos Portugueses para outros países, não se entende pensarmos desta maneira.
Somos considerados "um povo de brandos costumes e hospitaleiro", mas na verdade, aquilo que dizemos é muito diferente daquilo que relmente pensamos.

Gabriela

Oi Maura,
Estou pasma. Vivi em Portugal por 2 anos. Pessoalmente nunca encontrei um xenofobo mais radical, mas conheci pessoas desagradavelmente preconceituosas, que, por estarem desempregadas e serem da minha area profissional, sentiam-se incomodadas com a minha posiçao. Ignorei-as de verde e amarelo, obviamente.
Culpar os estrangeiros nao é coisa nova e talvez por isso mesmo seja tao patetico.
No caso dos portugueses (e eu sou filha de um), parece-me ainda mais descabido esse comportamento. Aos que querem os imigrantes fora de Portugal eu diria que isso so' seria justo, se o movimento contrario também pudesse ser feito. O problema é que faltaria territorio para absorver todos os que sairam, buscando melhores condiçoes de vida, nao so' no Brasil, mas em todo o mundo. Se o negocio é ser simplista, essa nao chega a ser uma soluçao ruim.
Tudo isso é lamentavel. Prefiro manter as minhas boas lembranças de Portugal, do periodo excelente que vivi ali, dos amigos queridos que deixei e que me recebem tao bem cada vez que os visito.
Beijos

Maura

A imigração é um assunto polêmico e complicado. Um link para uma matéria excelente sobre o assunto está aqui: http://www.economist.com/surveys/displayStory.cfm?Story_id=1402810

Luis Madeira

Não me causa espanto saber que somos realmente um dos povos mais intolerantes da Europa. Basta ver como desprezamos e humilhamos os retornados das antigas colónias. Nosso próprio povo.

Beth Castro

Maura,
Não é um comentário sobre o tema. Aproveito o espaço apenas para dizer que tenho sentido muuuuuuuuita falta das suas fotos tão significativas! Você é uma das minhas fotógrafas preferidas e a "garimpeira" de fotos alheias, também.
Bjs
Beth Castro

Teresa

Maura,

Caí de amores por um português que, a trabalho, vivia no Brasil...Quando chegou a hora de retornar, viemos juntos...Há quatro anos vivo e trabalho em Portugal, pago renda, segurança social e IRS, contribuo com todo o meu esforço pelo crescimento deste país que aprendi a amar e respeitar, mas confesso que ao me deparar com tal intolerância, que espelha o que de facto vai na cabeça dos portugueses, tenho mesmo muita vontade de voltar para casa...

David Pires

Nao conheço a situaçao em portugal, mas em frança estamos numa situaçao incrivel...
Neste momento em frança ha muitas manif. de estudantes e o que acontece è que todos aqueles que sao "brancos"(ou seja nao magrebinos e africanos),bem vestidos(ou seja todos os que nao levam fato de treino nem boné),ou os "skaters",ou os "gothicos"(que tem uma religiao diferente,pb ainda mais grave) sao victimas de bandas vindas dos bairros perifericos que aproveitam as manif. pra fazer a limpeza de telemoveis, de dinheiro, de ropa e até pra dar muros gratis...
basta ler o artigo no (www.lemonde.fr)"manifestations de lycéens: le spectre des violences anti-blancs"
Ha factos e contra factos nao ha argumentos... è uma tristeza ver isto... Ha racismo, è certo,è uma tristeza haver racismo, mas se olharmos do outro lado ha tambem racismo e eu pregunto-me se fosse ao contrario(os "brancos" por grupos de 10 a bater num argelino no chao pra lhe robar tudo, o que diria a gente ??? Sao violencias racistas que estao a acontecer em paris.

Tereza

O que aconteceu recentemente na França é um bom exemplo pois mostra claramente que o problema é econômico, antes de tudo. E otimo estar do lado "bom", ter a fisionomia ou a cor "adequada" pra se encontrar um trabalho e se viver bem onde a gente vive. Mas que fazer quando a gente nao tem esses requisitos e é rejeitado por causa disso? Que cada um tente se imaginar nessa situaçao.
Pouco importa se uma pessoa é branca, negra, filha de brasileiros, portugueses, magrebinos, turcos, romenos ou outros. Racismo é racismo e deve ser combatido e nao olhado do "outro lado".

Paulo

Não percebo tanta indignação por causa dos mais recentes emigrantes em Portugal, afinal de contas a maioria deles so vai fazer o trabalho que os portugueses não querem e se recusam a fazer; o problema surge quando estes imigrantes "se atrevem" a querer ter outro genero de emprego mais compativel com a sua formação académica (ao que parece muitos deles têm uma alta formação académica). Mas isto não acontece so em Portugal, é a mesma coisa em todo o lado. O caricato é que Portugal é um dos principais "exportadores" de mão de obra por esse mundo fora (ha um português em todo o lado, quase todas as familias portugueses têm um familiar emigrante ou que ja foi emigrante (a estatistica é minha)); como se não bastasse,e ironicamente, até fomos nos quem começou esta historia toda das "viagens". Por outro lado, defendo tb a tese que compete ao governo estipular as quotas de emigrantes que o pais precisa de modo a evitar situações muito complicadas. Não é uma medida muito popular mas, malgré moi, parece-me ser a mais apropriada aos dias de hoje.

David Pires

Sra tereza, eu nao quis nem quero dividir as pessoas em cores,raças...por amor de deus.Apenas estava a retomar as palavras do artigo.Quis dizer que o racismo nao existe so do lado dos "nacionais" como muita gente tenta fazer crer mas tambem do lado dos emigrantes e filhos de emigrantes como aparece no dito artigo.Nao é um pb tao simples.
é claro que muitas destas historias tem a ver com o lado social e economico.Mas eu conheço muita gente mas mesmo muita gente filhos de emigrantes que tao a fazer carreiras profisionais "impresionantes" e que nunca se queixaram de racismo mesmo vitimas dele. muitas vezes,nos,filhos de emigrantes, dizemos que é preciso "ver" 1 filho de emigrante a fazer o que fizeram em paris pra botar o "trabalho" abaixo de outros 100 inseridos perfeitamente na sociedade...Nos, emigrantes, somos vitimas do que fazem esses grupos.
Por outro lado, Você tà a falar como se so "os brancos" teem trabalho, teem boa casa, bons carros...Lamento informa-la que ha muita gente "branca" que nao encontra trabalho, nao teem casa, carro...nao teem nada.é uma simplificaçao bastante perigosa...A realidade é muita mais complexa.
Agora uma coisa é clara: desde a noite dos tempos os povos viajaram e nao foram os tugas que inventaram isso e os povos viajarao sempre.é uma evidencia.
Para concluir,junto-me a vocé e digo:NAO AO RACISMO !

Nelson

Os empresários portugueses "modernos" em nada diferem dos seus antepassados que enfiavam-se em caravelas e iam traficar negros para fazerem o trabalho pesado nas colônias. A diferença é que agora estes juntam-se às vozes hipócritas que gritam que não querem imigrantes em seu país, enquanto continuam a explorar e roubar seres humanos. Enquanto isso, o governo português se faz de morto e não cria sistemas de fiscalização a sério. E a culpa da situação é - inacreditavelmente - de todos os imigrantes em solo português...

Mariana

É impressionante como o povo Português, quando deseja, tem uma memória inacreditavelmente curta!

Minha mãe é Portuguesa e veio morar no Brasil, junto com meus avós, para vencer na vida. Há 2 anos, fui fazer intercâmbio em Lisboa e acabei me apaixonando por Portugal e por um português. Vamos casar em breve e morar em Portugal, mas tenho pena de saber que não serei tratada com a mesma dignidade que meus avós e minha mãe foram quando chegaram ao Brasil.

É revoltante!

Haroldo

Olá Maura.
Racismo não aceita justificativas,é desumano,cruel,excludente.

Nuno Amalio

Infelizmente, a caixa de comentários do post "Portugal Moderno - xenofobia e racismo II" está fechada, vou ter que comentar aqui.

Racismo e Xenofobia, infelizmente, há por toda a Europa. Infelizmente também existe em Portugal. Acho que não é justo dar citar cartas do correio da manhã que é um jornal populista e de direita. Seria o mesmo que citar cartas do Sun em Inglaterra. Eu quero dizer que NEM TODOS OS PORTUGUESES SÃO RACISTAS E XENOFOBISTAS, e que há em Portugal pessoas que lutam contra o racismo e a xenofobia.

Já me irrita um pouco que quando falo com brasileiros as pessoas assumam que eu sou racista e xenofobista, ou assumam que os meus ascendentes andaram a explorar escravos. Eu estive no Brasil recentemente e ouvi comentários racistas por parte de Brasileiros. Aliás como senti que sou vitima de xenofobia só porque sou português. Sim, porque agora a nova teoria para explicar os males do Brasil é: "A culpa é da colonização!".

Eu acho que é importante que Portugueses e Brasileiros se conheçam e se respeitem.

Maura

Nuno,

Toda essa lenga lenga na caixa de comentários começou com um simples post que diz que um estudo da CE mostra que Portugal é o quarto país mais xenófobo e racista da CE. Esse é o fato oficial. Os comentários do Correio da Manhã mostram a reação de uma parcela significativa da população, quer o Nuno goste dela ou não. Afinal de contas é o jornal de maior tiragem em Portugal. Da mesma forma que o Sun representa uma boa fatia dos ingleses, gostem os ingleses ou não. A Inglaterra não é feita de hooligans e Portugal não é feito de xenófobos. Nem todas as brasileiras são putas, nem todos os ucranianos são físicos nucleares. Isso é óbvio para qualquer pessoa com meio neurônio ativo.

Agora um comentário para todos os leitores portugueses: Se não gostaram do resultado do estudo reclamem com os autores do mesmo. E mexam-se para mudar a sociedade onde vivem. Unam-se às várias entidades que lutam contra o racismo e a xenofobia, mencionadas pelo Nuno. Aliás, isso vale para os leitores portugueses e para os leitores brasileiros sem exceção. Adotar uma posição de vítima atrás do monitor é cômodo e não merece respeito.

Vir aqui só para resmungar e apontar dedos ressentidos não leva a lugar nenhum e dá uma canseira danada.

E esta caixa de comentários também vai ser fechada. Não vou admitir picuinhas inúteis e improdutivas entre portugueses e brasileiros.

The comments to this entry are closed.