Um relatório das Nações Unidas divulgado hoje revela que o Brasil é o ponto de partida para 241 rotas de tráfico de crianças e adolescentes para prostituição, com destino, principalmente para a Espanha e Portugal. As rotas iniciam-se especialmente nas regiões mais pobres do Brasil — o Norte e o Nordeste.
Outros países de destino do tráfico são Alemanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, Paraguai, Suíça, Suriname e Venezuela.
Este relatório confirma um estudo divulgado em julho do ano passado, realizado pela Organização dos Estados Americanos e pelo Centro de Referência, Estudos e Ações sobre a Criança e o Adolescente, em que também a Espanha foi apontada como destino principal das vítimas de exploração infantil provenientes do Brasil, com 33 rotas finais de tráfico. Segundo a pesquisa, a Holanda, com onze rotas, é o segundo principal destino das vítimas, seguida da Venezuela (dez), Itália (nove) e Portugal (oito).
O mesmo estudo informa que o turismo sexual é um dos problemas que contribuem para o alto grau de exploração sexual no Brasil, por passar para o estrangeiro uma imagem do país "sempre associada a estereótipos de jovens mulheres retratadas seminuas" em catálogos publicitários de turismo.
No Público.
**
O escândalo explodiu na sexta-feira da semana passada, quando a revista "Época" revelou uma gravação vídeo, posta no ar pela Globo, em que Waldomiro Diniz mantinha um encontro com o empresário do "jogo do bicho" Carlos Ramos (vulgo, "Carlinhos Cachoeira"), apontado como o homem que no estado do Rio de Janeiro controla as apostas ilegais online. Nesse vídeo, de 2002, Diniz pedia dinheiro não só para a campanha eleitoral do Partido dos Trabalhadores de Lula como para ele próprio: "Deixa eu te falar de outra coisa. Quero um por cento para mim". Em troca, Diniz prometia a "Carlinhos Cachoeira" que ele continuaria com o seu monopólio do jogo. E Diniz estava em condições de fazer essa promessa: era, então, presidente da Loterj, a empresa de loteria do Rio de Janeiro.
O Governo demitiu imediatamente Diniz, e destacou o fato do encontro (um de dois que sabe terem acontecido) ter acontecido quando Lula ainda não estava na presidência, ou seja, o executivo não se considerava comprometido. O problema é que Diniz foi durante meses assessor do chefe da Casa Civil de Lula, José Dirceu, um homem com o poder e a influência de um primeiro-ministro.
No O Público.
***
O ministro brasileiro da Cultura, o cantor Gilberto Gil, viu-se no espaço de 24 horas praticamente isolado, depois que três importantes assessores e amigos demitiram-se das suas funções ministeriais. A ação coletiva foi a resposta ao fato de Gil ter demitido outro assessor e também amigo, por considerar que ele tinha tido um comportamento passível de ser apontado como corrupção.
Gilberto Gil demitiu Roberto Pinho, seu secretário de Programas e Projetos Culturais, depois de ter vindo à tona que ele escolhera pessoalmente e sem concurso público a empresa de uns amigos para a construção de 16 centros culturais em regiões pobres do país e em favelas urbanas. O contrato envolvia quase 7,5 milhões de euros.
Os que se demitiram eram todos escolhas pessoais de Gil, por mérito mas também por relações de amizade. Saíram acusando Gil de "deslealdade e mesquinhez", e um deles desabafou: "Uma vez mais, o sonho acabou".
Gil respondeu-lhes à letra: "De que sonho se trata? Ou consideramos que a luta contra a corrupção é decisiva ou os projectos políticos e culturais irão a pique".
Maura, comecei a usar o typepad nessa madrugada e estou adorando. A conexao nao cai, tudo é claro e maravilhoso ! Vou esperar a tua visita, beijinhos.
Posted by: Ana Lucia | 02/20/2004 at 04:58
Da-lhe Gilberto Gil!!!
Posted by: Guilherme | 02/20/2004 at 07:24
Gostei da atitude do Gil. Sempre votei no PT, mas reconheço que existem uns estranhos no ninho, e espero (mesmo!) que o governo se empenhe em acabar com eles exemplarmente. Aliás, postura que deveria ter sido tomada desde o caso da viagem da Benedita. Na minha humilde opinião, foi a maior sacanagem (traição ou irresponsabilidade até!) ela deixar um caso daqueles respingar no presidente. E esse Waldomiro é do grupo dela...
Enfim, espero que o PT perceba logo que deixou de ser pedra e virou vidraça... e que tome atitudes as sérias que convém.
Posted by: LC | 02/20/2004 at 12:24
Olá...
Sou uma brasileira falando diretamente do Brasil e acompanhando toda essa movimentação política. Estou de partida para Londres em maio e devo parar por alguns dias em Lisboa. O problema é que, com todo esse burburinho, o dolar está disparando aqui.
De qualquer forma, gostaria de dicas interessantes para uma brasileira em Lisboa. Quero passar bons momentos por aí.
Abraços,
Tatiana
Posted by: Tatiana | 02/20/2004 at 15:37