My Photo

DISCLAIMER


  • A Chefe Suprema da Redação reserva-se o direito de eliminar todos os comentários que considerar ofensivos, mal-educados, inapropriados ou... simplesmente estúpidos. A Chefe Suprema da Redação é juíza e jurada e não reconhece nenhum direito de apelação. Os incomodados que vão cantar em outra freguesia.

« | Main | 22 de abril - Descobrimento do Brasil »

Comments

fernanda

Nossa, eu tinha medo dessa pintura. Mas eu ficava com aquela atração mórbida de ficar olhando pro Tiradentes todo esquartejado e a perna pendurada pra um lado... aquele horror. O interessante desse post que vc sendo brasileira, longe do brasil, se liga mais no significado do feriado do que a gente aqui. abraços fernanda

Maura

É esse mesmo! (risos). Tinha uma perna pendurada num pedaço de pau e a cabeça dele ficava do outro lado... cruzes...(risos)

raquel

Eu me lembro de um quadro que ficava no MASP (Museu de Arte de São Paulo). Era impressionante. Lembro-me também os pedaços do corpo de Tiradentes foram salgados.
É uma história bem bacana a do Tiradentes. Uma tentativa não só de deixarmos de ser colônia, mas com inspiração republicana.
--
Hoje também é aniversário da fundação de Brasília.

Célia


OI!MT PRAZER,ME CHAMO CÉLIA,TENHO 31 ANOS, SOU DE BAGÉ,RIO GRANDE DO SUL,MAS MORO EM PELOTAS.
COMECEI UM BLOGGER,(NO MEU CASO BLIG PQ É NO IG),A MENOS DE 1 MÊS E TO ADORANDO BLOGAR!ACHO Q É UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE P/ FAZERMOS BONS AMIGOS,(AS)E P/ EXPOR NOSSAS COISAS.
GOSTEI MUITO DO SEU BLOGGER E PRETENDO ADICIONA-LO A MEUS FAVORITOS P/ TE VISITAR MAIS VZS.QUEM SABE NASCE UMA BOA AMIZADE,NÃO É?
TO MEIO PERDIDA AINDA C/ CERTAS COISAS EM RELAÇÃO A BLOGAR,MAS COM O TEMPO VOU PEGANDO PRÁTICA COM CERTOS DETALHES.
BEM,É ISSO AI,ESPERO QUE TENHS UMA ÓTIMA QUINTA!
BEIJOS DA CÉLIA :-)

sb

Tiradentes (esquartejado)
Pedro Américo
Museu Mariano Procópio, Juiz de Fora

Deixo-lhe aqui o link http://www.vidaslusofonas.pt/tira4.jpg
É mesmo impressionante... horrendo

Maura

Obrigada SB. Vou colocar o link no post. É feio mesmo não é? Imagina o impacto disso em crianças. Talvez as de agora achem normal com tanto filme violento por aí, mas na década de 70, no Brasil, isso dava pesadelos.

LC

Parece o Tiradentes em produção do Mel Gibson!

Lucas

eu não sei muito sobre a historia da Inconfidencia Mineira, só digo que Joaquim José da Silva Xavier ( Tirandentes ) não morreu enforcado no ano de 1792 no Largo do Lampadário, e muito menos esquartejado. não tenho muito detalhes sobre a historia. Mas falo isso porque tenho uma prova ( suspeita, concreta ) que nega tudo isso, a verdade é que dois anos depois( 1794 ) da "suposta morte" de Tiradentes foi puplicado em Portugal um livro contanto exatamente o que era a Inconfidência Mineira, qual era o seu objetivo, e aliás mostrava também os lugares onde cada membro se sentava nas reuniões.´É claro que o autor do livro seria um inconfidente que participou e presenciou tudo aquilo. J. Xavier - está escrito na capa do livro. Eu não sei o nome do livro , mas pode ser encontrado hoje na Biblioteca Nacional. não tem como contar mais detalhes, pois eu passaria horas e horas escrevendo aqui. Mas a verdade ( que eu é claro , acredito ) é que Tiradentes morreu eu Portugal, a data 21 de abril de 1792 , é falsa... Só há um documento que fale sobre seu esforcamento ( esses do livro de história ). Não temos nenhum documento que prove , testemunhas que viram o corpo de Tiradentes na estrada, esquartejada. Aliás ninguem viu o corpo ali, pois a estrada era escura, e era um lugar muito vazio. tiradentes foi levado para Portugal, escondido num barco com ordens do Rei. Pronto é isso que eu posso falar.

é claro que quando pesquisei sobre isso , me chocou muito, e espero q vocês leitores tambem acustumem com fatos (inacretitaveis)

Os interessados procurem na bliblioteca Nacional o livro publicado por J. Xavier, e verão que a prova está ali. acreditem se quiser.

abraço a Todos

"hitória é a verdade construída num sistema" pensem nisso

The comments to this entry are closed.